A Jornada de Estudos Irlandeses é promovida anualmente pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) em colaboração com universidades brasileiras e tem dois objetivos primordiais: incentivar a pesquisa em literatura irlandesa em diálogo com outras literaturas, artes e mídias; e estabelecer um fórum de discussão para pesquisadores de diversos níveis, em estudos linguísticos e literários, a partir dos Estudos Irlandeses.
Em sua décima terceira edição, a Jornada é promovida pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), sob a temática: “Interseccionalidade e produção de conhecimento”. O tema está fundamentado no conceito de “interseccionalidade” (CRENSHAW, 1989), uma abordagem que estimula pesquisadores e jovens acadêmicos a examinarem como questões de poder, privilégio e opressão se entrelaçam com questões de raça, gênero e classe.
O evento visa, portanto, repensar o cânone literário e a educação em língua estrangeira por meio do exame de desigualdades históricas, incorporando teorias críticas de raça, decolonialidade, estudos de migração e diáspora, estudos da deficiência e direitos humanos, teorias feministas e queer e estudos de classe, entre outras. O conceito de interseccionalidade visa extrapolar os limites teóricos tradicionais e pensar novas perspectivas.
A Jornada será realizada com atividades presenciais na cidade de Rondonópolis-MT e virtuais nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2024, nos turnos matutino e vespertino. O idioma do evento será a língua portuguesa, com a possibilidade de palestras/falas em língua inglesa. O evento propõe o entrelaçamento cultural, a ser abordado em oficinas, conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas ou individuais e sessões de pôsteres, abertas à participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores e outros pesquisadores. Os organizadores aceitam propostas de comunicações individuais ou coordenadas sobre os seguintes tópicos:
- Estudos irlandeses: literatura, história e cultura;
- Diálogos entre literatura irlandesa e outras literaturas;
- Inter-relação entre autores, gêneros e textos;
- Literatura e outras artes: cinema, teatro, música, artes plásticas;
- Interculturalidade e linguagem;
- Literatura e tradução;
- Literatura e história;
- Literatura brasileira em diálogo;
- Literatura, gênero, sexualidade;
- Literatura e questões étnico-raciais;
- Ensino de literaturas e línguas;
- Língua, identidade e poder.
Deixe um comentário